Educar e Sensibilizar para a Sustentabilidade, Meio Ambiente, Cultura e Turismo

Missão técnica à cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, entre os dias 25 e 28 de maio. A Visita foi organizada pelo “Araguaia Convention & Visitors Bureau” em parceria com o Deputado Estadual Adalto de Freitas (Daltinho), a “Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores de Barra do Garças” e empresários da região.

Nesta Missão, estiveram representados diversas instituições tais como Prefeitura de Barra do Garças, Prefeitura de Aragarças/GO, Prefeitura de Pontal do Araguaia, Câmara Municipal de General Carneiro, SEMAMT, IFMT, UFMT, UNIVAR, SEDUC, Faculdades Cathedral, UNOPAR, INCRA, OAB, CDL, Assentamento Serra Verde, CVC – Loja Barra do Garças, Rotary Barra do Garças, Roncador Expedições, Fazenda Paraná, Fazenda Carajás, Fazenda Sol Vermelho, Cachoeira Cristal, Valearte, CHÁCARA DO SOSSEGO, FAZENDA ESTÂNCIA PIONEIRA, CELVA – ONG, CASA RONCADOR, EMPRESA DIGITAL CONTABILIDADE, FAZENDA PRAIA RICA, Assembléia Legislativa, entre outras representações.

Tivemos a oportunidade de assistir quatro palestras que foram fundamentais para construção de nossas ações e metas, no tocante a revolucionar o Turismo em nossa região. A primeira palestra no dia 25, foi ministrada pelo Sr. Antonio Carlos Silveira (Tó) criador do sistema de “VOUCHER ÚNICO” em Bonito.

A segunda, foi conduzida pelo prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares e seus Secretários de Turismo Augusto Barbosa Mariano, diretor de Turismo, Marcelo Gil da Silva e do Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Bonito, representando o secretário Hallem Jaser a Gestora do ISSQN, senhora Silvia Schmidt que nos explicaram o funcionamento e legislação do turismo local.

Na terceira teve como palestrantes o Presidente do FUMTUR e COMTUR local sr. Cícero Ramos Peralta e na quarta o guia Julio Cesar Gauna Machado da Associação de Guias de Turismo de Bonito.

Visitamos seis “Produtos Turísticos” da cidade, sendo cinco particulares e um público e nos foram apresentadas as características de implantação e manutenção destes. Tivemos conhecimento que 60 por cento do PIB do município é gerado pela indústria do turismo e que na cidade recebem 300 mil turistas por ano. Conhecemos leis e normas que impulsionaram o turístico de Bonito e vamos copiar e implantar aos poucos em nossa cidade.

Entendemos que nossa realidade é diferente daquela cidade que é sucesso mundial em Turismo, mas que essa diferença é nosso grande trunfo. Já temos muitas infra-estruturas prontas e precisamos fomentar outras, foi consenso entre os 54 membros da Missão que temos no minimo, o dobro de atrativos a serem organizados e explorados de maneira sustentável. Mãos a obra, com união e determinação, vontade, correção e transparência dentro de poucos anos seremos também referência mundial em Turismo sustentável.

Locais visitados:

Cachoeiras da Bodoquena – é consolidado como destino de natureza nos segmentos de ecoturismo e aventura. Lugar ideal para quem busca sintonia com a natureza.

Rio Sucuri – (na Fazenda São Geraldo) As águas cristalinas de Bonito proporcionam experiência inesquecível de flutuação com snorkel nos rios e contemplação dos peixes e belezas subaquáticas,  onde você pode observar uma rica fauna e flora, sob águas de tons esverdeados e azulados.

Praia da Figueira – Uma série de atrativos compõe o complexo da Praia da Figueira, além da própria praia de lago, equipada com quiosques e bar da praia. Biribol, tirolesa, pedalinho, vôlei de praia, caiaque, quadriciclo, flutuação com snorkel, passeios de bicicleta e outras atividades estão à disposição.

Balneário do Sol – a mata nativa abriga macacos, araras, entre outros animais silvestres. O que chama a atenção são as águas cristalinas do Rio Formoso, onde turistas se refrescam.

Gruta do Lago Azul – A 20 quilômetros do centro de Bonito, um dos passeios mais procurados da cidade é a visita a esse lago de incríveis águas azuladas, com mais de 80 metros de profundidade, onde não é permitido nadar. Na área da gruta você observa formações rochosas belíssimas, enquanto percorre uma longa escada para se aproximar do lago.

Porto da Ilha  – você tem uma série de atividades de lazer, como boia-cross, passeios a cavalo, mergulho scuba, mountain bike, stand-up paddle e flutuação com snorkel e rafting no Rio Formoso.

VÍDEOS

APOIOS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MT

DEPUTADO ESTADUAL MT – ADALTO FREITAS

CHURRASCARIA O PANELÃO

ESPLANADA HOTEL

POUSADA ÁGUAS QUENTES

DU CARMOS CABELEIREIRO

CONTISA CONTABILIDADE

RECICLA VIDA

CDL

EDUARDO MOURA PRESIDENTE DA AGER MT

CVC LOJA BARRA DO GARÇAS

SÍTIO VALE DO SOSSEGO

Compartilhar: